Lilia Casa completou 30 anos em 2010. Por ter acompanhado desde o nascimento até a maturidade desta incrível loja, posso me reservar o direito de fazer essa homenagem pelo seu aniversário. Como decoradora e designer, presenciei todos os seus anos de vida, trabalhando em parceria com a Lilia Casa e observando, tijolo a tijolo, a construção deste orgulho piauiense.

Há 30 anos, a Lilia Casa vem oferecendo produtos que são sempre novidades, disponibilizando em Teresina as últimas tendências em móveis e artigos de decoração e design. O belo e a arte residem em seu showroom, que além de importar o que há de melhor lá fora, sempre valorizou a produção artística local.

Foto da fachada da loja Lilia Casa

Mas o objetivo deste texto não é fazer uma propaganda da loja, pois a minha relação duradoura com esta empresa vai além dos interesses comerciais. Por isso, queremos ressaltar a trajetória de uma família amiga, de vidas que se dispuseram a construir um lugar de referência para que nós, decoradores, por exemplo, pudéssemos entregar aos nossos clientes a arte de bem morar.

Lilia começou bem pequena, em maio de 1980, numa bela lojinha da praça João Luis Ferreira no centro de Teresina. A princípio a loja comercializava peças de decoração assinadas por artistas nacionais e, principalmente, a arte de bordar e pintar roupas de cama e mesa “assinada” por D. Clotilde, filha de Lilia, e mãe da Bizet Castro, proprietária da loja. Lilia, uma avó mais que querida, deu nome a esse grande empreendimento!

O bom gosto, a beleza no trato com as coisas feitas à mão, a questão artística esteve presente em todas as gerações desta família de guerreiras mulheres. Lilia é a marca, que simboliza esta mulher, seu amor ao trabalho, o saber fazer e o amor aos detalhes. Ainda hoje, muitos clientes guardam colchas de cama, almofadas e outras peças de D. Clotilde, sua filha, consideradas como verdadeiras relíquias. Algumas dessas roupas foram vendidas para artistas da TV, por conta da descoberta que a atriz Regina Duarte fez em Teresina, quando visitou a loja. Camisolas confeccionadas por D. Clotilde fizeram parte do figurino do seriado Malu Mulher.

Com este histórico, podemos dizer que a Lilia Casa já nasceu pretensiosa! Tão logo começou suas atividades, passou a representar, além dos melhores artistas plásticos do país, conceituadas marcas de móveis. Artistas como Vasco Prado, Maia, Beth Guedes, Norma Grinberg entre muitos outros fizeram parte desta história de sucesso. Depois vieram os estofados da Ardecora, mobiliários da Imi, Mel e Ronconi.

Hoje, a Lilia Casa é representante no Piauí de marcas premium como Artefacto, M. Brasil, Guilherme Torres, Empório Beraldin (tecidos), Again (tecidos), Designers Guild (papéis de parede) e Avanti (tapetes). Além disso, tem exclusividade de prestigiadas marcas internacionais como Kartell, Moooi e XO. Entre os consagrados designres brasileiros conta com peças assinadas por: Irmãos Campana, Carlos Motta, Heloisa Crocco, Flávio Borsato, Zanine Filho e reedições de Zanine Caldas. Nas artes plásticas, atualmente trabalha com artistas como Regina Medeiros, Elisa Lobo, Fátima Campos e Kalina Rameiro (veja AQUI uma matéria especial sobre a artista, no Blog Modelito).

Mas essa ousadia e essa garra em oferecer as melhores marcas, não é tudo nessa empresa, representada principalmente pela pessoa da Bizet Castro, por ter feito do seu ofício a sua vida, e da sua vida a Lilia Casa.

Uma foto que eu adoro com a amiga Bizet Castro

Desde o início acompanhei o empenho e a dedicação com que Bizet Castro moveu céus e terras para fazer as primeiras grandes Mostras de Decoração da cidade, realizadas e promovidas pela loja. Sempre fizeram o possível e o impossível para trazer o que há de melhor no mercado de decoração e design mundialmente. Nas aberturas das mostras, trazem ainda figuras reconhecidas neste poderoso mercado para ministrar palestras e demonstrar produtos. Já estiveram presentes a arquiteta e jornalista Olga Krell, fabricantes de móveis de todo Brasil, artistas plásticos e renomados profissionais de diversos segmentos da arquitetura e decoração.

Lilia Casa ainda participou, junto a 12 profissionais piauienses, da III Mostra da Artefacto no D&D Shopping de junho de 2002 a junho de 2003, um conceituado evento de decoração que ainda hoje é destaque nesse Brasil. Dessa vez, a mostra promoveu uma homenagem ao Piauí, realizada pela Lilia Casa e pela Artefacto na cidade de São Paulo. Mostra essa, que nosso escritório participou decorando um espaço de destaque, publicado na Revista Espaço D’, Ed. 61, Ano 6, Nº 7.

Lilia Casa, na pessoa de Bizet Castro, sempre viajou por muitos países em busca de novos conceitos e novos produtos para seus clientes. Fez muitas festas para reunir pessoas e apresentar os resultados de suas incansáveis buscas pelos melhores produtos, cativou muitos clientes com seu jeito peculiar e personalizado de atendê-los, e também conquistou a confiança dos melhores arquitetos e decoradores da região.

Durante esses 30 anos, eu tive o privilégio de acompanhar Bizet Castro em suas viagens a trabalho por São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Recife e tinha a oportunidade de observar, deslumbrada, o intenso trabalho que ela desenvolve com seus fornecedores. Bizet visita fábricas, confere a produção, sugere mudanças nos móveis e nas peças, dá novas idéias e informa aos fabricantes sobre as necessidades dos clientes, compartilhando e o que tem aprendido nestas viagens a Milão, Colônia (Alemanha), Nova York, China etc..

Vejo que a Lilia Casa nunca se limita a ficar entre as suas paredes. Ela ganha o mundo e revoluciona mesmo o jeito de morar dos piauienses e influencia diretamente o jeito de decorar de arquitetos e decoradores do Piauí. Hoje a Lilia Casa faz parte do Grupo Clube A, com lojas em outros segmentos de Decoração e Design e com a publicação da revista Clube A, uma revista dedicada a divulgar os trabalhos dos profissionais de arquitetura e design que prestigiam o Grupo.

Recentemente numa viagem de estudos que fiz a Barcelona, visitando as melhores lojas daquele grande centro, vi orgulhosa como a nossa Lilia Casa, aqui do meu Piauí, está a frente do tempo e conectada com o que há de melhor em decoração e design. Também quando pesquisava e preparava a matéria anterior sobre grandes lojas virtuais de Decoração e Design (clique AQUI para ler esta matéria), concluí que a Lilia Casa é um dos melhores roteiros físicos do nosso estado e que disponibiliza, até para pronta entrega, muitas das marcas encontradas nos sites mencionados na matéria. Daí, a razão da minha homenagem ao aniversário desta grande loja.

Visitar a Lilia Casa é a melhor maneira de aproveitar esse roteiro e curtir pessoalmente os belos detalhes de seu espetacular showroom, com espaços assinados por grandes nomes da decoração e do design no Piauí, como: José Ribeiro e Yamara, João e Gustavo Almeida, Ana Márcia e Marina Parente. Confiram uma uma amostra (fotos abaixo) das mais novas composições expostas na Lilia Casa:

Parabéns Lilia Casa por seus 30 anos! Parabéns Bizet Castro, pela sua visão empreendedora e sua garra imbatível! Parabéns ao Alexandre Castro que tão habilmente segue os passos de sua mãe! Parabéns a todos que fizeram da Lilia Casa o que ela é hoje!

Com carinho,

Haydée Ferreira
Decoradora, Designer de Interiores e Consultora de Etiqueta Social