“A beleza maior de uma festa de casamento para mim, é ver que ali nasce uma nova família. Que o amor será multiplicado e que esse novo núcleo familiar constituirá uma nova árvore, a reflorestar o mundo de mais amor fraterno”.
Haydée Ferreira

As festas de casamentos adquiriram um maior glamour e se transformaram em megaeventos cada vez mais acessíveis. O que antes era decidido e patrocinado pela família é hoje mais comumente decidido e pago pelos próprios noivos. Tenho observado que isso é fruto da rápida ascensão profissional e financeira dos jovens do mundo moderno, que por si mesmo vão conquistando seus espaços. Eles se permitem sonhar e eles mesmos bancam suas festas.

Pois sim, para eles é como se a festa fosse um grito de vitória. As festas de casamentos são o maior investimento que o casal faz na vida que começa dali para frente. Claro que ainda hoje há casais tradicionais que mantêm o costume de achar que a festa é obrigação apenas da família da noiva. Há tempos vejo esse conceito mudar e percebo que é muito diferente hoje! Além disso, têm os casamentos de pessoas divorciadas, bem como as festas de reafirmação dos votos matrimoniais, como as Bodas de Cristal, Prata, Pérola, Ouro, Rubi e Diamante, as quais são, hoje, tratadas com o mesmo glamour e requinte dos casamentos. Esse meu comentário inicial é para ilustrar o porquê das festas de casamentos serem atualmente tão badaladas e frequentes e ainda possuir mais público de amigos do que de familiares – coisa que antigamente era bem diferente. Mas vamos ao que interessa! Como disse bem em Festa I e Festas II, postagens anteriores, festejar é saber receber com charme, elegância, inteligência e fazer disso um evento de sucesso. As dicas e os passos a serem dados são basicamente os mesmos. Apenas nas festas de casamento alguns procedimentos são mais bem cuidados e elaborados. Vamos ver item por item.

O Convite

A primeira impressão que o convidado tem da festa se expressa no convite. Nele cuidamos de determinar o estilo, o tema e o perfil da festa em questão. O convite e todas as peças da papelaria do evento devem possuir a mesma linguagem, a mesma identidade visual. Nos casamentos ele é uma peça fundamental já que esse tipo de evento requer a formalidade de um convite por escrito. Hoje é mais que comum os próprios noivos convidarem, sendo que os nomes dos pais vêm depois, só constando de quem os noivos procedem. Porém, para criar o convite é preciso saber escolher um bom designer, uma boa seleção dos papéis a serem usados e uma boa gráfica para a impressão sair como o desejado. Sobretudo, deve-se contar com a ajuda do seu decorador, caso ele já não seja o designer.
Eu particularmente gosto de criar, junto ao gráfico, os convites das festas que decoro, pois assim consigo expressar o que vem na festa e garanto a exclusividade do design. Afinal, ninguém quer ter seu convite como uma réplica dos já existentes – há de se buscar uma individualidade do casal.
O importante é que pelo convite se tenha noção do estilo, da linguagem e da produção do evento.

Em Teresina, trabalho com a Biró Convites e a Gráfica Freire, que produzem convites com excelente qualidade. Para vocês se inspirarem, seguem alguns modelos de convites expostos na Feira Casar de 2010:

Dentre as gráficas que visitei nesta feira destacaram-se: <www.grafjet.com.br> <www.paperchase.com.br> <www.relevo.com.br> <www.santafesta.com.br>

Lista de Convidados

Essa é a parte mais difícil, ainda mais porque hoje em dia, quem decide a lista são os próprios noivos. Eles sabem exatamente quem querem convidar e sob a responsabilidade da família fica apenas uma parte dos convidados. Até porque hoje as festas de casamentos deixaram de ser aquela festa familiar, cheia de crianças, um monte de tias e de pessoas mais velhas.

Festas de casamento são eventos bem estruturados, mesmo os pequenos, e que se transformaram em uma festa para comemorar com os amigos e focada na promoção e inserção social do casal, essa é a verdade! Detalhe importante: mesmo com toda modernidade dos novos tempos, nada de colocar apenas o primeiro nome do convidado nos convites. Os convites devem ser subscritos com o nome e, pelo menos, o principal sobrenome.

Veja os exemplos de como pode-se colocar o nome do convidado:

Wilson Martins

ou

Sr. Wilson Martins

ou

Sr. e Sra. Wilson Martins

ou ainda

Sr. Wilson Martins e família

Em alguns casos excepcionais, como no caso do convidado ser, por exemplo, um chefe de estado e não é da família e nem amigo íntimo, o melhor é usar o tratamento correto:

Exmo. Sr. Governador do Estado do Piauí Wilson Martins e família

Recebendo com Elegância

Sobre o ato de receber bem já falei com detalhes em outras postagens, e nos casamentos não é diferente. Apenas nos casamentos vale observar que normalmente quem convida são os noivos, assim quem recebe são os noivos! Por conta desse novo conceito nas festas de casamentos, o cerimonial precisa ser bem curto e os noivos precisam evitar idas a estúdios fotográficos depois da cerimônia ou muitas formalidades nos cumprimentos. Afinal, a assistência e a presença dos noivos são fundamentais no evento, sem esquecer que eles precisam mesmo é curtir a festa, os amigos e dar alma ao evento. As grandes produções dos cerimoniais e as horas perdidas no dia da festa em estúdios só afastam os noivos dos convidados, gerando festas desanimadas, impessoais e sem graça.

Já vi em muitas festas os convidados irem embora sem nem ter condição de cumprimentarem ou verem os noivos, o que realmente é muito desagradável! Receber é uma arte preciosa e quem sabe fazê-lo com maestria, encanta mesmo e cativa! Também não acho justo os pais ficarem horas em pé recebendo convidados em filas intermináveis. Tenho sugerido, nos casamentos decorados por mim, a produção de uma mesa grande, diferenciada e em destaque para a família do noivo e da noiva, onde os convidados possam se dirigir facilmente para cumprimentar noivos e suas respectivas famílias. Porque também em uma festa de muitos convidados, fica quase impossível e muito cansativo os noivos irem de mesa em mesa. Também acho mais fácil e confortável cada convidado se dirigir aos noivos e suas famílias do que o contrário. Depois, a noite é longa e não precisa todos os convidados irem ao mesmo tempo cumprimentar os noivos, podendo fazê-lo à medida do desenrolar da festa, dando oportunidade aos noivos para também se divertirem, curtirem a festa deles e perceberem os convidados que prestigiaram este momento especial na vida de qualquer casal.

Decoração

Defino esta parte com as palavras do grande promoter Guilherme Siqueira: “Capriche nesse item, pois ser surpreendido pelo bom gosto ou pela criatividade do anfitrião é sempre um prazer”. Agora, como eu já disse antes, a decoração de festas, de modo geral, se transformou em eventos bem elaborados e bem tratados por profissionais competentes e especializados como arquitetos, designers e decoradores. Porque cada dia mais, morar bem e receber bem são expressões de bom gosto, tendências de design e novo prazer de viver, os quais traduzem qualidade de vida.

Música

Esse é um item que, com certeza, faz toda diferença em uma festa de casamento. Penso que a música, como a luz, um perfume e a beleza, é marcante e inesquecível. Ninguém esquece de um momento envolvido em boa música. Assim de um bom filme fica sempre a boa música! Daí a qualidade técnica e o repertório serem fundamentais para eternizar seu evento.

Iluminação, Estruturas e Novas Tecnologias

A iluminação cênica é que estabelece o clima da festa, criação e aconchego, enriquecendo o cenário e valorizando o que interessa ser valorizado. Esse recurso é fundamental ao trabalho do decorador. A luz, assim como a boa música, tem mesmo o poder de fixar na memória os grandes momentos, por que ela produz emoção. É como faz a visão de uma chuva de fogos de artifício ou uma apresentação musical.

Atualmente existe muita tecnologia em iluminação, projeções e efeitos especiais voltados para eventos, assim como empresas muito boas especializadas neste setor, é só pesquisar.
Na área de estruturas para festas existem empresas que locam tudo, desde pistas de vidro ou de led até os mais finos mobiliários e peças.

Vestidos de Noiva

Desfile na Casar 2010 – São Paulo – Nova Noiva (www.novanoiva.com.br)

Segundo a Revista Casar São Paulo – 2010, a escolha do vestido de noiva “talvez seja a tarefa mais importante”. Para Sérgio Augusto, estilista da Black Tie: “tudo pode”!, “desde que haja equilíbrio e bom senso”, no que a Revista chamou de “democracia da moda”, o estilista alerta que há “regras que devem ser seguidas para não errar na escolha do modelo”. Para ele, é imprescindível “respeitar o seu estilo, suas características físicas e o tipo de cerimônia que irá realizar”.

Hoje o mercado oferece muitas opções de estilista que fazem vestidos com modelos exclusivos, de primeiro aluguel ou alugados de segunda mão. Esse é um assunto pessoal da noiva e apenas podemos ajudar e dar uma assessoria na escolha.

Acessórios, Adornos e Lembranças

Esses itens também possuem hoje, no mercado, um grande universo de opções.

A lembrancinha para os padrinhos e os mimos para os convidados hoje viraram um item quase obrigatório. O importante é estar de acordo com a proposta da festa, o estilo dos padrinhos e o tanto que os noivos desejarem investir nesse item. Vale ressaltar que até a embalagem precisa estar de acordo com a festa. Como eu já disse, tudo tem que estar em equilíbrio e harmonia.

Os acessórios como o buquê, adereços de noiva, almofadas e tudo mais requerem o mesmo cuidado. Hoje já existem no mercado vários profissionais que são designers especializados somente em adereços para noiva, como é o caso da designer pernambucana Diana Cantídio (www.dcantidio.com/blog/), que faz verdadeiras jóias com fios de cobre. Pesquisando na internet, você encontrará vários outros profissionais que atendem em todo o Brasil nesta área. Existem, ainda, joalherias que alugam jóias para noivas.

Bebidas

Hoje em dia a tendência é servir whisky, champanhe, refrigerantes e água. O champanhe pode ser substituído por seus equivalentes: o prosseco ou o espumante. O vinho – branco, tinto ou rosé – também é uma alternativa ao champanhe, lembrando que a tendência mais atual e mais forte é servir o champanhe mesmo, sendo que o rosé tem um charme especial. Ainda, é de bom tom disponibilizar um espaço como um bar de drinques variados para os convidados com perfil mais diverso, propiciando que cada um possa se dirigir ao espaço e escolher a bebida ou drinque que melhor se adéque ao se paladar. Esse serviço também contempla as diferenças culturais, religiosas e filosóficas, sendo politicamente correto lembrar e respeitar as diferenças.
Observe que há casos em que as pessoas sequer consomem bebidas alcoólicas, para o que se pode usar a criatividade e oferecer drinques e champanhe sem álcool, disponível no mercado especializado, com boas opções.

O Menu

Estamos na era da gastronomia. Dai, festa de sucesso tem sempre um bom chef, escolhido a dedo ou um buffet que ofereça bons cardápios.

Serviço de Garçons

É muito importante que o servir seja adequado e feito por profissionais capacitados, para que os convidados sejam bem servidos. Hoje em dia os bufês trabalham com boas equipes de garçons e empresa especialista nesse serviço que podem ser contratados. Agora são muitos os detalhes a serem levados em conta pelos garçons, seja nos modos, regras próprias de cada serviço, o traje, a higiene pessoal e outros. Esse item, que parece simples, não pode ser menosprezado na lista de providências. Um grande evento, como um casamento pode não ter êxito se o serviço dos garçons não for compatível com o mesmo nível da produção como um todo.

Empresa de Cerimonial, Fotógrafos e Filmadores

Uma boa empresa de eventos com seguranças e recepcionistas para cuidar do evento, do cerimonial e assessorar fotógrafos e filmadores.

Como eu já disse em postagens anteriores, e uma boa empresa de evento, é importantíssima em uma festa de casamento, podendo até funcionar como produtor do evento, assessoria de imprensa, consultor e de apoio para família.

Já as fotos e a filmagem é que vão eternizar esse dia especial e por isso nada pode deixar de registrado, e a escolha desses profissionais deve ser muito criteriosa. O melhor é ver com seu decorador ou pessoa encarregada de produzir seu evento, que são pessoas experientes em acompanhar eventos como casamento, para ajudar na escolha.

A Festa de Casamento e o Coaching

Ultimamente, o fato dos casamentos se tornarem cada vez mais elaborados, diferenciados e exclusivos, exigindo mais e mais o envolvimento do casal de noivos e de suas famílias na busca dessa perfeição, a novidade em assessoria vem de uma das mais novas profissões – o coach. Ele assessora os noivos e suas famílias em vários aspectos, especialmente em como lidar com alto nível de stress que a expectativa desses eventos produz nos interessados.

Recentemente, a apresentadora Ana Maria Braga, do Programa Mais Você (clique aqui para ver o vídeo), em uma reportagem muito interessante sobre casamento, mostrou a importância desse tipo de profissional hoje, para dar suporte aos noivos e em especial a noiva e sua família.

Eu, nestes muitos anos produzindo e decorando casamentos, já vi muitas noivas e mães de noivas literalmente surtarem. O que é lamentável e impressionante, porque depois elas – noivas e mães – ficam tão desfocadas do contexto da celebração, preocupadas com o cuidado para tudo dar certo, que não conseguem depois lembrar de nada do dia do evento, do melhor da festa. Bom, como esse é um item novo e bem interessante, ele merece uma nova e exclusiva postagem.

Em breve, teremos aqui uma entrevista com a coach Sabrina Ferrolli, profissional de Brasília, entrevistada por mim sobre tema. Aguardem!

Mensagem Final sobre a Boda de Casamento

Como diz a grande consultora de eventos Vera Simão (www.verasimao.com.br): “Nada é mais desconcertante do que uma festa exageradamente luxuosa e requintada e pouco aproveitada pelos convidados, que estranham o cardápio, não curtem as músicas e se sentem pouco a vontade, diante de tanto requinte”. Com isso, ela resume tudo que pode traduzir o sucesso ou o insucesso da festa de um casamento. Para ela, o luxo “é ser ético”. Ou seja, o luxo não é, necessariamente, medido pelo valor da festa, mas, principalmente o que a festa mostra de deferimento dos anfitriões com seus convidados que, em outras palavras, nada mais é do que respeito.
Concordo plenamente com a Vera Simão, que nenhum item deve se sobressair em detrimento dos demais. A festa de casamento deve prenunciar o significado do casamento per se, ou seja, é a harmonização das diferenças, a conciliação do diverso, de sentimentos, de sensações, para o bem-viver e o viver bem, com todo, muito amor. Por último, para ilustrar essa matéria finalizo mostrando algumas fotos dos casamentos, dois deles publicados em revistas nacionais.

Exemplo I – Uma festa de casamento que foi definida pela revista espaço D’ Festa como pura “Pura Harmonia”

A festa de casamento abaixo, tem design e decoração assinada por mim. Flores da Li Floricultura, iluminação do Silva Neto, material da Maria Neiva Buffet e Arte Festa. Realizou-se no Hotel Rio Poty e na Igreja matriz de Nossa Senhora das Dores em Teresina- Piauí e trabalho esse publicado na revista Nacional, Espaço D’ Festas, Ano 2, edição Nº 5, da Olga Krell & Associados

Vejam em detalhes uma galeria de fotos desta festa incrível:

Exemplo II – festa de casamento publicada na revista Estilo decoração e festa com o título Logomarca na decoração

A festa,abaixo, tem design e decoração assinada por mim. Arranjos da minha equipe de floristas , iluminação do Silva Neto e projeções e fimagem do João Pinto. Realizou-se no Splendore Buffet e na Igreja Batista em Teresina – Piauí. E foi publicada na Revista nacional, Decoração Estilo e Festas – Ano I – Edição Nº 2 Editora On Line – By Olga Krell.

Exemplo III – Uma festa que ficou registrada no tempo e que defini como um “Luxo atemporal”

A decoração e o design desse casaemnto foi assinado por mim, flores da Li Floricultua e luminação do Siva Neto. Realizou-se na Igreja do Amparo e no Pálacio San Michel.

Queridos leitores: nesta postagem sobre Festas de Casamento utilizei três festas antigas que decorei para ilustrar alguns exemplos. Escolhi somente festas que tiveram algum tipo de repercussão, e que representam a atemporalidade do belo e do harmionoso – sempre hão de existir flores, por exemplo. Desejo de coração que minha experiência com decoração de casamentos possa inspirar muitas noivinhas pelo Brasil afora.

Haydée Ferreira
Decoradora, Designer de Interiores e Consultora de Etiqueta Social